Prémio Fundação Ilídio Pinho

Pelo 15º ano a Fundação Ilídio Pinho promove o Prémio Ciência na Escola, com o qual pretende desenvolver vocações e motivar os jovens para as ciências.

A Escola Profissional Gustave Eiffel  participou nesta edição, subordinada ao tema “Ciência e Tecnologia ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização”.

Após a primeira fase do concurso onde foram apresentadas 1269 ideias de projeto, foram selecionadas para a fase de desenvolvimento 589, das quais 5 são da Escola Profissional Gustave Eiffel.

Os projetos selecionados foram:

  • Electronic Kits for All – Utilização das novas tecnologias, na forma de kits tecnológicos, low cost e reutilizáveis, que permitem auxiliar o ensino de competências ligadas às áreas da robótica e da programação, junto das crianças e jovens.
  • BlindHelp – Sistema de Ajuda aos Invisuais – Pretende-se com este projeto ajudar os invisuais nas suas deslocações, proporcionando-lhes mais orientação e mais autonomia. O projeto consiste na criação de um colete com diversos sensores detetores de obstáculos e dispositivos de comunicação como displays e mensagens de voz. O colete inclui ainda um sistema de GPS para melhor localização / orientação.
  • Follow Me – criação e implementação de pequenos aviões indoor, aviões de baixa velocidade, que conseguem voar em espaços fechados, com sistemas eletrónicos de localização e navegação incorporados, de modo a conseguirem orientar e encaminhar os clientes e utilizadores de espaços públicos.
  • Safety Run Away – Este sistema baseia-se em módulos eletrónicos luminosos, ligados em rede, implementados no chão dos edifícios, que acendem de forma sincronizada, orientando e encaminhando as pessoas para as saídas de emergência mais próximas, nas situações de evacuação do edifício.
  • MARIA – O projeto Mecanismo de Assistência à Reabilitação Intelectual e Autonomia é um sistema informático composto por um computador com monitor tátil e uma aplicação desenvolvida pelos alunos, que ajuda pacientes com Alzheimer no seu dia-a-dia.

Electronic Kits for All, dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, BlindHelp, Follow Me e Safety Run Away, dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Eletrónica e Telecomunicação e ainda o projeto MARIA, dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Para assinalar a seleção dos projetos, foi realizada no dia 17 de janeiro uma cerimónia com a presença de todos os selecionados, no Auditório 1 da Escola Secundária Eça de Queirós.

Os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Cozinha/Pastelaria e Técnico de Restaurante/Bar, da Escola Profissional Gustave Eiffel – Campus Lumiar, a convite da DGEST e em Formação Prática em Contexto Real de Trabalho, confecionaram e serviram um cocktail a todos os participantes no evento.

Aos professores e alunos cujos projetos foram selecionados damos os parabéns. A todos os envolvidos nestas ações que promovem a Escola agradecemos a participação e empenho.