A atribuição do Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação e decorreu no passado dia 20 de outubro.
Após a sua candidatura, em julho deste ano, a EPGE – Amadora Centro foi distinguida com a atribuição do Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência, pelo “empenho na implementação e dinamização de um plano de prevenção e combate à violência, em particular ao bullying e ciberbullying”, de acordo com a Direção-Geral da Educação, responsável pelo reconhecimento.
Para a distinção, contribuíram as várias sessões de sensibilização desenvolvidas durante o ano letivo anterior, acerca de temáticas como a cibersegurança, VIH e DST, sexualidade, diversidade sexual, violência no namoro, saúde mental em ambiente escolar, educação inclusiva, stress e ansiedade. Paralelamente, a EPGE – Amadora Centro dinamizou, também, ações de formação, palestras e debates, dirigidas a docentes, não docentes e alunos, em colaboração com o Gabinete de Apoio ao Aluno, sobre mediação de conflitos, importância da promoção de competências socioemocionais, gestão de emoções e relações interpessoais saudáveis, bullying e ciberbullying, perigos da internet e uso correto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e promoção de competências digitais.
“A atribuição deste selo é o reconhecimento da preocupação constante que efetivamente temos relativamente à violência e ao bullying”, afirma a diretora da EPGE – Amadora Centro, Paula Rodrigues. “Acarreta, também, uma enorme responsabilidade de continuarmos sempre a fazer mais e melhor, no sentido de sensibilizarmos toda a comunidade educativa para estas questões e, deste modo, atuar no sentido da prevenção”, acrescenta.
A entrega dos certificados às escolas distinguidas decorreu no passado dia 20 de outubro, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.