História

A Ideia

A EPGE foi criada a partir de uma ideia existente nos meados da década de 80, quando se reconhecia a existência de assinaláveis insuficiências na formação técnico profissional de base, no sistema de ensino português. Este projeto de Escola pretendeu contribuir para o desenvolvimento e consolidação de um modelo – o do ensino profissional – no qual se tem empenhado desde a primeira hora.

Em resposta ao desafio que o Estado Português lançou à sociedade civil, na época, foi fundada a EPGE, em Agosto de 1989, com o intuito de formar técnicos intermédios qualificados, de forma a responder às crescentes necessidades do mercado de trabalho, resultantes do desenvolvimento tecnológico e das exigências decorrentes da integração de Portugal na União Europeia.

O Nome da Escola

Aquando da criação da Escola, houve a necessidade de encontrar uma denominação que identificasse com clareza as nossas referências. Analisadas as várias propostas, foi escolhido o nome de “Gustave Eiffel”, emérita individualidade da História da Engenharia, responsável pela construção de grandes obras de arte, algumas delas em Portugal. O seu trabalho caracterizou-se por uma grande preocupação pelos aspectos humanos, bem como pela inovação, o recurso a novas técnicas e tecnologias, sendo de realçar o espírito de iniciativa e universalidade do seu trabalho, tendo construído e espalhado a sua obra em vários países e continentes. Por último, não é despiciendo o facto de se tratar de um engenheiro químico que se dedicou a outras áreas do conhecimento, resultado certamente de uma formação de base de espectro largo tal como a que pretendemos implementar na nossa Escola.

Algumas das obras mais importantes de Gustave Eiffel estão representadas no símbolo da EPGE: a ponte D. Maria, no Porto, construída entre 1875 e 1877 e a Torre Eiffel, em Paris, construída entre 1887 e 1889.

timeline_pre_loader
Gustave Eiffel (1832-1923)

15 dez. 1832

Gustave Eiffel nasceu no dia 15 de dezembro de 1832, em Dijon (França), no seio de uma família abastada.

1843

Em 1843, Eiffel entrou para o Collège Sainte Barbe.

1852

Começa a frequentar a Escola Central de Artes e Ofícios de Paris, onde obteve resultados brilhantes, adquirindo o diploma de engenheiro químico ao fim de três anos. Trabalhou durante alguns meses numa fábrica de pólvora e numa companhia de caminhos-de-ferro.

1856

Tornou-se no braço direito de Charles Nepveu, um construtor de máquinas a vapor e de material para caminhos-de-ferro. Graças ao progresso da metalurgia, a construção metálica teve nesta época um grande impacto. Eiffel fez o seu primeiro grande trabalho, a ponte ferroviária de Bordéus, com apenas 26 anos, obra que o tornou reconhecido.

1872

Gustave Eiffel trabalhou para várias companhias de caminhos-de-ferro, não só em França, bem como no mundo inteiro. Associado a Théophile Seyrig, construiu o Viaduto da linha Commentry-Gannat e a partir de 1872 começaram a surgir propostas do estrangeiro. São exemplos a Estação de Caminho de Ferro de Peste (Hungria, 1877) e a audaciosa Ponte D. Maria Pia sobre o Douro, no Porto (Portugal, 1875-77), o que lhe conferiu estatuto internacional.

Para além destas importantes obras que asseguraram grandemente a publicidade da empresa, Eiffel realizou a estrutura metálica de muitos edifícios, a Sinagoga da “Rue des Tournelles” em Paris, fábricas de gás, a loja “Le Bon Marche”, a sede do “Crédit Lyonnais” em Paris, a estrutura interna da Estátua da Liberdade de Bartholdi.

1889

O auge da sua carreira de construtor foi a torre de 300 metros de altura à qual foi atribuída o seu nome. Este monumento foi realizado para celebrar o centenário da Revolução Francesa na Exposição Universal de 1889. Após dois anos de trabalho intenso, a Torre Eiffel foi finalmente inaugurada a 31 de março de 1889, com muito sucesso, e aberta ao público a 15 de maio desse ano.

No entanto, para assegurar a imortalidade da sua obra, deu-lhe uma utilização científica: a telegrafia sem fio e as experiências do Gerenal Ferrié em 1902.

A torre foi posta à disposição do Ministro da Guerra em 1903. Em 1934, a Torre Eiffel serviu de antena à 1.ª emissão de televisão.

1886

A Estátua da Liberdade foi um presente da França aos Estados Unidos da América para comemorar o centenário de sua independência. Inaugurada em 1886, foi projetada pelo escultor Frédéric Auguste Bartholdi e contou com a colaboração de Gustave Eiffel.

Principais obras realizadas em Portugal

1875 – Ponte D. Maria, sobre o rio Douro, no Porto.

1877 – Ponte dupla (rodoviária e ferroviária) de Viana do Castelo.

1877 – Ponte sobre o rio Tâmega.

1880 – Pontes na linha férrea da Beira Alta.

1885 – Estação de caminhos-de-ferro de Lisboa a Sintra.

1885 –15 pontes na linha de Lisboa a Sintra.