– 30 de março de 2022 – A Futurália decorreu entre os dias 30 de março e 2 de abril, na FIL, e a EPGE marcou presença em mais uma edição da maior feira de oferta educativa, formação e empregabilidade do país.
Depois de dois anos de interregno, a Futurália regressou à FIL, em Lisboa, entre os dias 30 de março e 2 de abril, para retomar o seu objetivo – apresentar aos jovens e famílias as opções de educação e formação profissional disponíveis no país. Propostas de ensino profissional e superior não faltaram e a Escola Profissional Gustave Eiffel (EPGE) também não. Mais uma vez, a EPGE disse sim à chamada e marcou presença na 13.ª edição da maior feira nacional de oferta educativa, formação e empregabilidade.
Em quatro dias de evento, foram muitos os Cursos de Educação e Formação de Jovens, de equivalência ao 9.º ano, e Cursos Profissionais, de equivalência ao 12.º ano, que estiveram em destaque, ou não fosse a oferta formativa da EPGE constituída por mais de 30 cursos de ambas as tipologias. Todos estiveram representados, através da exposição de projetos e da dinamização de algumas atividades demonstrativas das aprendizagens adquiridas pelos alunos ao longo do ciclo de formação, que captaram a atenção e o interesse dos visitantes, entre os quais a presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares.
Os alunos do curso profissional de Animador/a Sociocultural, por exemplo, fizeram uma coreografia de dança contemporânea, criaram crachás e um photo booth e os do curso de Técnico/a de Ação Educativa decoraram lápis, fizeram modelagem de balões, apresentaram um livro de histórias e representaram algumas personagens do imaginário infantil. Já os alunos do curso profissional de Técnico/a de Ótica Ocular estiveram a realizar rastreios de visão e os do curso de Técnico/a Auxiliar de Saúde estiveram a avaliar a tensão arterial e a glicemia capilar.
Houve, ainda, demonstrações de aviões e carros telecomandados, realizadas pelos alunos dos cursos de Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações e Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando, e exemplos de instalações elétricas e de um braço robótico. Não faltaram as iguarias confecionadas pelos alunos dos cursos profissionais de Técnico/a de Cozinha/Pastelaria e Técnico/a de Pastelaria/Padaria e os cocktails preparados e servidos pelos alunos do curso de Técnico/a de Restaurante/Bar. A reportagem fotográfica e audiovisual esteve a cargo dos alunos do curso de Técnico/a de Multimédia.