Erasmus+ BEST VET

Erasmus+

O ERASMUS+ é um programa financiado pela União Europeia nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto até 2020, e que visa combater ativamente o desemprego jovem, promover o desenvolvimento do capital social dos jovens e capacitá-los para participarem ativamente na sociedade potenciando o aumento da empregabilidade.

 

  • Projeto Ação-Chave 2 (KA2) Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas práticas

 

BEST VET. Best practices in Europe, 2017 a 2019

BEST VET é um projeto que tem como missão reunir boas práticas de todos os parceiros internacionais Espanha, Portugal, Bélgica e Itália, gerar um novo valor proveniente desta sinergia e dar um passo em frente na área do trabalho colaborativo o que permita abrir novas perspetivas de conhecimento para apoiar a dimensão transnacional do projeto. O principal objetivo da parceria Best.Vet é aumentar a empregabilidade internacional dos alunos nos países participantes.

 

Este projeto está enquadrado nos objetivos internacionais de educação e formação profissional do processo de Copenhaga que se refletiram no comunicado de Bruges, cujo objetivo é apoiar a Estratégia Europa 2020, que tem quatro prioridades: aprendizagem ao longo da vida e mobilidade; qualidade e eficiência; igualdade, coesão social e cidadania ativa; e criatividade, inovação e empreendedorismo.

 

Diante os novos desafios que se apresentam há uma maior necessidade dos jovens adquirirem competências com dimensão internacional, de estarem preparados para o empreendedorismo e a inovação. Para o efeito é necessário enfatizar as competências ao nível do domínio da língua estrangeira, as competências sociais, o conhecimento de outras culturas e formas de trabalhar, tanto ao nível dos alunos como ao nível dos professores.

Para isso, vamos:

– Descubrir os perfis profissionais mais exigidos em cada país;

– Analisar a formação e os estágios proporcionados para esses perfis nos diferentes países

– Detetar e analisar boas práticas

– Fazer propostas que melhorem o impacto internacional, para melhorar a possibilidade de encontrar um emprego noutro país.

Além disso, visamos:

– Encontrar novas oportunidades resultantes da sinergia dos parceiros

– Melhorando a formação profissional e sua perceção social

– Melhorar a empregabilidade dos jovens, em geral.

– Melhorar as habilitações e competências profissionais e pessoais dos professores e alunos.

Os quatro parceiros deste projeto são profissionais de educação que não permanecem alheios a todas essas mudanças e querem abordar estes desafios internacionais expandindo suas redes internacionais e nacionais através da cooperação neste projeto internacional.

  1. IES Angel Corella [Espanha]
  2. Escola Profissional Gustave Eiffel [Portugal]
  3. GO! Scholengroep Brussel [Bélgica]

GO! Atheneum Emanuel Hiel Schaerbeek-Evere [Bélgica]

GO! Atheneum Ukkel [Bélgica]

COOVI Secundair Onderwijs [Bélgica]

GO! Technisch Atheneum Zavelenberg Sint-Agatha-Berchem [Bélgica]

  1. AFP Colline Astigiane [Itália]

 

Para candidatar-se, os alunos devem seguir a página da AFP Colline Astigiane (versão inglesa) no seguinte link:

http://www.afp-collineastigiane.com/en/european-projects/

 

1º Passo:

Antes de iniciar o processo de candidatura o aluno deve ter consigo o cartão de cidadão e assim que estiver pronto para iniciar o processo deve preencher o formulário de inscrição clicando no botão:

Formulário de aplicação

Para ser elegível, o formulário de inscrição deve ser cuidadosamente preenchido em todas as suas partes, incluindo a “secção de motivação, a ser preenchida somente em inglês.

Uma vez que o aplicativo esteja completo, pressione o botão “enviar aplicativo”. Uma página aparecerá com o número de referência do aplicativo a ser mantido e salvo pelo requerente.

2º Passo:

Uma vez que o pedido é enviado, o aluno receberá uma mensagem automática em sua conta de e-mail com o convite para preencher um teste de inglês (teste preenchido apenas pelo aluno).

Ao clicar no link fornecido no e-mail automático recebido, o aluno será redirecionado para a página de teste de inglês. O teste é composto por 25 perguntas (4 pontos cada pergunta). Pontuações de/até 60 pontos identificam as capacidades de linguagem do nível de A1, as pontuação de 61 a 89 pontos identificam as capacidades de linguagem de nível A2, a pontuação de 90 a 100 identifica as capacidades de linguagem do nível B1.

Na conclusão do teste de inglês, o Parceiro italiano enviará os resultados para cada escola participante que procederá a uma análise mais aprofundada. A Escola Profissional Gustave Eiffel irá ainda fazer entrevistas pessoais e avaliação e seleção tendo por base o reconhecimento, desempenho e postura ao longo de todo o percurso formativo.

 

 

Programa de 2017 a 2019

  • 7 a 9 Novembro 2017 – Kick-Off Madrid

 

  • Mobilidade 1 na Bélgica de 25 fevereiro a 03março 2018

8 Alunos e 4 Coordenadores (1 semana)

 

  • Mobilidade 2 em Espanha de 22 de abril – 28 de abril de 2018

6 Alunos e 4 Coordenadores (1 semana)

 

  • Mobilidade 3 em Portugal, novembro 2018

 

  • Mobilidade 4 em Itália, março 2019

4 Alunos e 4 Coordenadores (1 semana)