13º Prémio Ciência na Escola

A Escola Profissional Gustave Eiffel – polo da Amadora Sede, participou na 13ª Edição do Prémio Ciência na Escola, promovido pela Fundação Ilídio Pinho.

Após um longo caminho, os alunos do Curso de Técnico de Eletrónica Automação e Comando, Rafael Alves e Tiago Durães, acompanhados pelos professores Sérgio Rebelo e Fábio Branco, viram o seu projeto CarGE ser selecionado para a Mostra Nacional, que contou com os 100 melhores projetos a concurso, distribuídos por 5 categorias.

O projeto CarGE centra-se na criação de um objeto, com todos os componentes eletrónicos integrados, capaz de ser instalado facilmente em qualquer roda, de modo a eletrificar veículos com um peso bruto inferior a 80kg. A velocidade e direção do veículo são controladas através de uma aplicação Android, que funciona como um comando universal.

Este projeto permitiu aos alunos desenvolver e implementar, de forma real, um protótipo que beneficia utilizadores com mobilidade reduzida. Esta foi também uma oportunidade para o desenvolvimento da capacidade de organização, planificação, criatividade, trabalho em equipa, cumprimento de prazos e a aquisição de competências técnicas da área de estudo.

O evento decorreu em Palmela e contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Doutor João Costa, Secretário de Estado da Indústria, Doutor João Vasconcelos, Ministro da Educação, Doutor Tiago Brandão Rodrigues, Primeiro Ministro de Portugal, Doutor António Costa, os Delegados Regionais de Educação respetivos a cada área geográfica de norte a sul do país, assim como o Coordenador Nacional do Projeto Ciência na Escola, Doutor António Proença, o Presidente do Prémio Ciência na Escola, Professor Joaquim Azevedo e o Presidente da Fundação Ilído Pinho, Engenheiro Ilídio Pinho.