Programa Escolas UBUNTU

O sucesso do programa, implementado e desenvolvido em várias escolas, nomeadamente na EPGE, motivou a Direção-Geral da Educação a sugerir a sua implementação em todas as escolas do país.

Desde o ano letivo 2019/2020 que a Escola Profissional Gustave Eiffel (EPGE) implementa o programa Escolas UBUNTU nos seus polos da Amadora-Sede e do Lumiar. Esta iniciativa é desenvolvida em vários estabelecimentos de ensino do país e o sucesso que tem sido alcançado motivou a Direção-Geral da Educação (DGE) a sugerir a sua implementação nas escolas do território nacional.

O programa Escolas UBUNTU pressupõe a criação da Academia de Líderes UBUNTU, cujo objetivo reside no desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos, como o autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço. Simultaneamente, aposta na capacitação de educadores (professores, professores tutores, psicólogos, assistentes sociais, assistentes operacionais e outros profissionais), através de ações de formação com a duração de 50 horas, de modo a que, progressivamente e autonomamente, desenvolvam esta metodologia e cumpram os objetivos enunciados.

Através da educação não-formal é possível ver, ouvir, refletir, participar, experimentar, relacionar, partilhar, sentir, admirar, sonhar e semear a capacidade de cada um ser um líder servidor nas suas vidas, da comunidade e da sociedade, em prol de uma humanidade mais empática, solidária e consciente da importância que o outro tem na sua vida.

Vamos todos adotar um ideal Ubuntu!