Este curso visa a formação de profissionais aptos a executar o serviço de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.
Ficas habilitado(a) a:
• Efetuar os serviços de reservas, check-in, check-out, o acolhimento dos clientes e distribuição de alojamento e dar informações sobre os serviços disponíveis;
• Proceder ao atendimento telefónico, distribuição de correspondência, efetuar câmbios de moeda e guardar bagagens e valores;
• Preceder à faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com várias modalidades;
• Efetuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;
• Garantir a conservação e manutenção da receção, a reposição do material e a arrumação e higiene do local;
• Assegurar o contacto com o exterior, rececionar correspondência, chamadas telefónicas, fax e e-mail efetuando o seu encaminhamento, acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade;
• Colaborar na promoção e divulgação do estabelecimento hoteleiro, na definição de objetivos e regras de funcionamento da receção;
• Prestar informação aos clientes sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país.
Podes trabalhar em:
• Hotéis e estabelecimentos similares;
• Aparthotel e parques de campismo;
• Estabelecimentos de turismo rural;
• Casas de Turismo.